Telangiectasia Macular ou Mac Tel, afinal o que é esta doença?

Telangiectasia macular ou Mac Tel é uma alteração que ocorrem nos pequenos vasos da retina, na região macular, associada com morte dos fotorreceptores, que são as células responsáveis pela visão.

Tipos da Telangiectasia macular:

  • Tipo 1: Quando aparece pequenos aneurismas nos vasos.
  • Tipo 2: Também chamada de Mac Tel, é a mais comum e a que vamos abordar aqui.
  • O Tipo 3: Muito mais raro de se encontrar e é quando há oclusão dos vasos da retina da região macular.

Quais são as causas?

A causa para esta doença ainda é desconhecida e acredita-se que as pessoas que apresentam Hipertensão Arterial e Diabetes Melitos, por muito tempo, possam apresentar lesão crônica dos vasos da retina e, assim, predispor o aparecimento da telangiectasia macular.

Quais os principais exames para o diagnóstico da Telangiectasia macular?

  • Exame de fundo de olho: Quando o oftalmologista examina diretamente a mácula e nota seu aspecto acinzentado
  • Autofluorescência: Mostra a perda dos pigmentos maculares na região temporal da mácula, gerando um aspecto de perda da hipoautofluorescência fisiológica da região.
  • Angiofluoresceinografia: Neste exame teremos extravasamento de contraste na região temporal macular.
  • Tomografia de coerência óptica: Um dos principais exames usado no diagnóstico e acompanhamento da doença, porque revela achados como cavitações da retina, neovascularização de retina e coróide e buraco macular.
  • Angiografia por tomografia de coerência óptica: Com este exame, podemos identificar os vasos alterados da doença, e pode substituir o exame acima de angiofluoresceinografia, para aqueles pacientes que não podem fazer exame com contraste.

Quais são as doenças da retina que podem ser confundidas com Telangectasia macular.

“O diagnóstico da Telangectasia Macular não é fácil e, por isso, deve ser realizada análise detalhada do fundo do olho do paciente, associada com os exames acima” explica Prof. Rony C. Preti.

Tratamento

A Telangectasia Macular apresentam 2 formas:

1. Não proliferativa

Neste caso ainda não temos um tratamento definitivo para esta forma. Pode ser injetado dentro do olho os medicamentos corticóide e antiangiogênicos (Avastin, Lucentis e Eylea) em casos específicos.

Para os casos de telangectasia macular em que houve o aparecimento de buraco macular a cirurgia de vitrectomia posterior pode ser considerada. Para saber mais sobre buraco de macula acesso o link.

2. Proliferativa

A forma proliferativa é caracterizada pelo aparecimento de neovascularização de retina e/ou coróide. Portanto, para estes casos temos a injeção dentro do olho de medicamentos antiagiogênicos (Avastin, Lucentis e Eylea), como tratamento mais adequado e com resultados satisfatório.

Prevenção

Infelizmente, não existe prevenção para o aparecimento da Telangectasia Macular, mas é recomendado tratar a hipertensão arterial e o diabetes, como uma maneira de evitar o aparecimento da doença.


2 Comentários em "Telangiectasia Macular (Mac Tel)"
  • ANTONIO PEREIRA
    23 de março de 2022Responder

    01) Telangectasia Seroso do tipo 2; 02) Usou duas ingetáveis Lucentis dentro do olho; 03) Hipertensão controlada com medicação: Atacand 10 mg e Pressat 5 mg; 03) Prédiabético, 114 toma medicação Glifge 500; 05) Visão está fraca, por isso não dirige mais, precisa fazer catarata, um olho. Qual a lente recomendada.


  • Pedro Jorge
    4 de abril de 2022Responder

    Bom dia. Foi diagnosticado comtelangiectasias tipo II. No olho direito vejo desfocado . Tem tratamento? Atentamente Pedro


Deixe um comentário