Lentes multifocais para cirurgia de catarata

Quem precisa de lentes para cirurgia de catarata, não se preocupa mais com o uso de óculos para enxergar de perto. As lentes multifocais ajudam nisso!

Normalmente, as lentes para cirurgia de catarata são monofocais (apresentam somente um foco) e corrigem somente o grau de longe. Por que a lente para ver de perto não costuma ser tão usada?

O grau de longe é favorecido com o objetivo de proporcionar uma melhoria na amplitude da visão. Caso contrário, o paciente só enxergaria de perto. Veja um exemplo na figura abaixo:

Portanto, quando o paciente opta por lentes monofocais para cirurgia de catarata, isso implica na necessidade de usar óculos para enxergar de perto. A figura abaixo ilustra como o paciente que opera com a lente monofocal enxerga no dia a dia, bem para longe e embaçado para perto.

Será que é possível não depender disso após a operação? Para responder a esta pergunta, vamos te apresentar as lentes multifocais. Confira a seguir!

Lentes para cirurgia de catarata? São como as lentes de contato tradicionais?

Não confunda com as lentes de contato comuns, que precisam ser retiradas depois de um certo tempo (varia conforme o modelo). As lentes para cirurgia de catarata são intraoculares, ou seja, implantadas internamente.

Elas substituem o cristalino dos olhos (nossa “lente natural”), que é removido para eliminar a catarata. Uma vez colocadas dentro do olho, ficarão lá para sempre e não serão trocadas ou removidas (só se for extremamente necessário).

Essas lentes especiais da cirurgia de catarata focalizam a luz na parte traseira do olho, onde fica a retina, da maneira correta. Isso é necessário depois da operação, pois corrige a concentração luminosa para que o cérebro processe as informações de forma correta.

Certo, agora vamos às lentes multifocais comentadas no começo do texto…

Sabemos que as lentes intraoculares resolvem os problemas que a catarata traz. No entanto, se elas forem monofocais, isso não torna a pessoa independente dos óculos. É aí que brilham as lentes multifocais para cirurgia de catarata. Abaixo, foto de lentes monofocais.

Por corrigirem tanto a visão de longe quanto a de perto, essas lentes específicas para cirurgia de catarata apresentam algumas particularidades: elas têm anéis intercalados e possuem pequenos degraus, que dividem a luz para os diversos focos. A figura abaixo ilustra a lente multifocal e os seus anéis:

O uso das lentes multifocais para cirurgia de catarata leva uma qualidade de vida maior ao paciente. Eles deixam de ter uma vista desfocada e passam a enxergar plenamente, pois as lentes podem ser feitas conforme a necessidade individual.

Condições como hipermetropia, miopia e astigmatismo são compensadas nesse processo e o paciente enxerga perfeitamente tanto para longe quanto para perto. Essa é a maior motivação para a escolha da opção multifocal: a independência dos óculos!

É importante salientar que há tipos variados de lentes multifocais para a cirurgia da catarata e elas têm algumas diferenças entre si:

  • Lentes bifocais: mais especificas para longe e perto. A visão intermediária (quando usamos um computador e estamos olhando para o monitor, por exemplo) fica levemente prejudicada;
  • Lentes de foco estendido: ideais para aquelas pessoas que usam o computador, essas lentes priorizam as visões de longe e intermediária;
  • Lentes trifocais: surgiram recentemente e são as escolhidas para quem quer ter uma visão boa de maneira mais geral (de longe, intermediária e de perto).

Existe ainda a opção de combinar as lentes para cirurgia de catarata, usando um tipo diferente em cada olho. Ah, se já operou um olho e foi usada a lente monofocal, a multifocal pode ser implantada no outro olho, sem problemas!

Vale ressaltar que é fundamental avaliar o perfil de cada paciente para saber com precisão qual o tipo ideal de lente a ser usada na cirurgia de catarata.

Essa atenção aos detalhes visa corresponder às expectativas do paciente. Isso é importante para alcançar o resultado mais próximo do ideal, que pode ser visto na foto a seguir, com a qualidade da visão melhorada:

Cuidados a tomar após a implantação de lentes multifocais

Após a conclusão do procedimento de implante das lentes multifocais na cirurgia de catarata, algumas precauções são necessárias. O oftalmologista deve receitar colírios a serem usados durante a recuperação.

O repouso absoluto não é necessário, mas é importante evitar esforço físico, a piscina e a água do mar por 30 dias. Além disso, nada de pressionar o olho operado – não durma sobre ele e nem pense em coçar! Ah, antes de aplicar os medicamentos, mãos higienizadas sempre!

Não precisa se preocupar se notar uma diferença em certos momentos: as lentes podem reduzir a sensibilidade ao contraste e, em ambientes com pouca luz, pode ser necessário uma iluminação mais forte.

Com cautela, os resultados logo são evidentes e as lentes para cirurgia de catarata mostram todo o seu potencial!


58 Comentários em "Lentes multifocais para cirurgia de catarata: adeus, óculos!"
  • Cidinha Lucas
    25 de janeiro de 2019Responder

    Com as "Lentes Multifocais", me libertei desse incômodo chamado óculos!!Eu não imaginava,quão bom seria passar pela cirurgia de catarata e colocar as "Lentes Multifocais",foi como se tivesse trocado meus olhos.
    Adeus, óculos!
    E viva,as Lentes Multifocais!


    • Prof. Dr. Rony C. Preti
      27 de junho de 2020Responder

      Olá Cidinha,
      Muito feliz que tenha compartilhado o seu caso de sucesso conosco. A grande maioria dos pacientes estão se sentindo felizes como você.
      Atenciosamente,


    • Fernando
      8 de outubro de 2022Responder

      Boa tarde. Quanto custou isso?


    • Lurdes
      16 de setembro de 2023Responder

      Quanto tempo demorou para estabilizar a sua visão após a cirurgia da catarata com essa lente? Pois eu fui operada há 15 dias e continuo sem ver nítido, só vejo tudo baço e de vez em quando vejo um flash na parte debaixo do olho. Estou, triste e nada confiante...


  • Delizete
    25 de agosto de 2019Responder

    Excelente informacao ! Obrigado


    • Prof. Dr. Rony C. Preti
      25 de junho de 2020Responder

      Olá Delizete,
      Muito obrigado!


      • Joao
        20 de janeiro de 2021Responder

        Existe a possibilidade de ficar sem óculos, mesmo implantando uma lente monocular. Dependeremos muito da cirurgia fotorrefrativa que será realizada, posteriormente, em seu olho esquerdo. Sou portador de catarata congênita monocular. Por ser unilateral, ela poderá ter causado uma ambliopia de leve a moderada, comum nestes casos. Quero saber se usar a lente multifocal terá um resultado melhor comparada a monofocal, considerando o meu problema de ambliopia.


        • Preti Eye Institute
          5 de fevereiro de 2021Responder

          Olá João,
          Para o seu caso, oriento a lente monofocal para ambos os olhos e, nestes casos, existe a possibilidade de ficar sem usar óculos para longe, principalmente, quando o cálculo da lente for feito com o biomêtro óptico.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti


      • Maria Lúcia Almeida de Freitas
        9 de março de 2023Responder

        A cirurgia de catarata com bifocal ou multifocal é feito no Brasil?


        • Dr. Rony
          28 de agosto de 2023Responder

          Olá Maria Lúcia, obrigado pela sua pergunta!
          Sim, no Brasil, a cirurgia de catarata com a implantação de lentes bifocais e multifocais é realizada em diversas clínicas e hospitais especializados em oftalmologia. Esta técnica cirúrgica avançada tem como objetivo não apenas tratar a catarata, mas também melhorar a visão em várias distâncias, reduzindo ou até eliminando a necessidade de óculos após a cirurgia.
          As lentes bifocais e multifocais são projetadas para corrigir tanto a visão de perto quanto a de longe, e são uma excelente opção para pacientes que desejam maior independência dos óculos. Vale ressaltar que é fundamental uma avaliação com um oftalmologista especializado para determinar a melhor opção de lente para cada caso.
          Att.
          Prof. Dr. Rony C. Preti
          https://www.instagram.com/drronypreti


  • Carlos Alberto Caldas Bompastor
    30 de dezembro de 2019Responder

    Uma parente que trabalha em ótica disse que vários clientes pagaram caríssimo pela lente cirúrgica multifocal, mas depois de certo tempo, precisaram de óculos de perto e assim ficaram decepcionados.


    • Preti Eye Institute
      22 de junho de 2020Responder

      Olá Carlos, tudo bem?
      A adaptação da lente intraocular multifocal não é uma promessa de que o paciente não usará mais óculos pelo resto da vida. A explicação para isto é que a córnea apresenta modificações em sua curvatura com o tempo, que apesar de pequenas, podem alterar o grau, prejudicando a qualidade de visão. Mas, isto não é comum acontecer. Para os pacientes que necessitam usar óculos para perto, para uma leitura mais detalhada, mesmo após terem escolhido a lente multifocal, eles ainda se beneficiam das lente para letras não muito pequenas. Cada caso é um caso .... De uma maneira geral, se o paciente passa 80% do seu tempo sem mais ter a necessidade de usar óculos, já é um sucesso...A experiência de que vende óculos, de uma certa forma é tendenciosa, pois somente os casos que apareceram o grau é que vão à loja aduirí-los. Aqueles que foram um sucesso querem distância das óticas, pois não querem nunca mais usar óculos.
      Atenciosamente,


  • Edna Santos Pereira
    31 de dezembro de 2019Responder

    Eu fiz cirurgia de catarata em 27/11/2019. Hoje exatamente um mês e 4 dias sinto meus olho pesados, ressecado. Sinto como se tivesse um corpo estranho dentro do meu olho. Um cisco que arranha me deixando muito irritada. Atrapalha meu cotidiano. Fui muito cuidadosa e higiênica na recuperação.Os meus dias não são os mesmo. Me incomoda muito. Vivo estressada e já me arrependi de ter feito. Segundo a médica que operou meu olho esquetdo preciso fazer o direito, mas diante de tanto incômodo estou com receio. Já me queixei várias vezes. Já fiz óculos novos mas não resolveu. Não sei mais o que fazer. Ela examinou e disse que minha visão está boa porém sinto incômodo a claridade , e ao mesmo tempo sinto um clarão no olho. Quando fixo o olhar a distância piora mais, ao ponto de lacrimejar. Fica constantemente vermelho e até doe.(apesar de ter 1 de astigmatismono óculos).Fiz um óculos com lente Boa, numa ótica conceituada.
    Por favor Dr Preti tem alguma orientação para mim? Ou será que é porque fiz na rede pública?
    Muito complicado... Muito sofrimento...
    Muito obrigada


    • Prof. Dr. Rony C. Preti
      21 de junho de 2020Responder

      Olá Edna, tudo bem?
      Pelo que entendi esta sentindo como se tivesse areia no olho e a luz incomodando muito. Vejo toda esta situação como sendo relacionado, talvez ao ressecamento ocular. Não podemos descartar causas reumatológicas, mas como a síndrome do olho seco é muito comum, pode ser que esteja passando por esta fase.
      Estou a disposição sobre esclarecer mais dúvida
      Atenciosamente,


      • Cristiane
        28 de novembro de 2021Responder

        Olá fiz a cirurgia da catarata há 10 dias é normal sentir uma sensação ruim ao virar a cabeça? Agradeço


        • Dr. Rony
          29 de agosto de 2023Responder

          Olá Cristiane, como vai?
          A cirurgia de catarata é um procedimento comum e geralmente seguro. Após a cirurgia, alguns pacientes podem experimentar diferentes sensações ou desconfortos enquanto se recuperam. Sentir uma sensação estranha ao virar a cabeça não é comummente associado diretamente à cirurgia da catarata. No entanto, é importante considerar vários fatores após a cirurgia. Podem ocorrer alterações na pressão ocular, inflamação ou até mesmo distúrbios temporários do equilíbrio. Recomendo que, ao sentir qualquer desconforto ou sintoma incomum após a cirurgia de catarata, entre em contato com seu oftalmologista imediatamente para uma avaliação completa e orientação adequada.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti
          https://www.instagram.com/drronypreti
          Palavras-chaves:cirurgia de catarata, sensação após cirurgia, recuperação da cirurgia de catarata, desconforto após cirurgia ocular, oftalmologista, pressão ocular, inflamação pós-cirúrgica, cuidados pós-operatórios.


  • Edna Santos Pereira
    31 de dezembro de 2019Responder

    Excelente matéria. Quando eu puder vou fazer no olho direito a multifocal intermediária.
    Obrigada


  • Ana Maria Alves Inácio
    13 de janeiro de 2020Responder

    Existe alguma condição onde estas lentes bifocais não podem ser usadas para a cirurgia de catarata


    • Prof. Dr. Rony C. Preti
      21 de junho de 2020Responder

      Olá Ana Maria, tudo bem?
      A condição para usar a lente multifocal seria o exame da córnea e retina estarem perfeitos.
      Não pode haver doenças como o buraco de mácula, membrana epirretiniana, descolamento de retina, central serosa, que podem ser diagnosticadas pela tomografia de coerência óptica e ceratocone. Estas doenças distorcem a visão e prejudica a performance da lente multifocal.
      Atenciosamente,


    • Joao
      20 de janeiro de 2021Responder

      Sou portador de catarata congênita monocular. Por ser unilateral, ela poderá ter causado uma ambliopia de leve a moderada, comum nestes casos. Quero saber se usar a lente multifocal terá um resultado melhor comparada a monofocal, considerando o meu problema de ambliopia.


      • Preti Eye Institute
        5 de fevereiro de 2021Responder

        Olá João, obrigado pelo contato!
        Excelente pergunta! infelizmente, não é aconselhado usar multifocais em casos de ambliopia. Sugiro mesmo optar pela lente intraocular monofocal.
        Atenciosamente,
        Prof. Dr. Rony Carlos Preti


      • Fatima
        27 de abril de 2021Responder

        Boa tarde doutor! Meu marido já fez cirurgia para corrigir miopia. Agora tem pressão alta nos olhos e catarata causada por uso continuo de prednisona, tem que fazer cirurgia e implantar lentes....ele gostaria de implantar lentes multifocais, mas médico desaconselha por já ter feito cirurgia de miopia. Está correto isso? Ele só pode implantar lentes intermediárias?


        • Preti Eye Institute
          5 de maio de 2021Responder

          Olá Fátima, obrigado pelo contato!
          Por ele já ter feito a cirurgia refrativa no passado para correção do grau da miopia, não que seja contra-indicado, mas desaconselhamos o implante de lentes multifocais nestes olhos, quando operamos a catarata. Isto porque, a curvatura da córnea já foi alterada. Uma solução para ele seria as lentes multifocais de profundidade de foco estendido. Entretanto, a topografia de córnea teria que ser bem regular.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti


          • Lara Azevedo
            6 de março de 2023

            Boa noite. Me foi aconselhada a não usar lentes multifocais , por ser mais complicado caso venha a ter degeneração macular de retina. Isso procede?


          • Dr. Rony
            29 de agosto de 2023

            Olá Lara, tudo bem? Ótima pergunta!
            Sua preocupação é completamente válida e é uma consideração importante a ser feita antes da cirurgia de catarata. As lentes intraoculares multifocais são projetadas para proporcionar visão nítida em várias distâncias. No entanto, em pacientes que têm ou correm o risco de desenvolver degeneração macular, a introdução de uma lente multifocal pode complicar a visão em certos cenários, devido à maneira como estas lentes distribuem a luz.
            De fato, algumas pessoas que têm ou estão em risco de degeneração macular podem ser aconselhadas a optar por lentes monofocais em vez de multifocais, para garantir a melhor visão possível. No entanto, cada caso é único, e a decisão final deve ser tomada após uma avaliação abrangente e discussão com um oftalmologista especializado em catarata.
            Na nossa clínica, especializada em cirurgias oculares, contamos com especialista que pode avaliar sua situação individualmente e fornecer recomendações personalizadas. Será um prazer recebê-lo(a) aqui para uma avaliação detalhada e discutir as melhores opções para seus olhos.
            Att.
            Prof. Dr. Rony C. Preti
            https://www.instagram.com/drronypreti


        • André Phyton
          7 de maio de 2022Responder

          Fiz há 15 anos cirurgia corretiva de miopia e foi feita uma báscula: foi zerado um olho e no outro foi deixado um grau de 0,5 e com isso durante todo esse tempo enxerguei muito bem perto, media distância e longe. Foi excelente. Agora estou com catarata e estou em dúvida se é melhor manter essa báscula colocando uma lente monofocal ou utilizar uma lente multifocal. Qual seria a melhor opção?


  • Sonia Luiza Fonseca
    13 de janeiro de 2020Responder

    Se já se operou um dos olhos com a colocação de lente monofocal, existiria inconveniente de se colocar no outro a lente multifocal?


    • Prof. Dr. Rony C. Preti
      21 de junho de 2020Responder

      Olá Sônia,
      Ótima pergunta! Não seria inconveniente, inclusive tenho pacientes que optaram por esta alternativa. Alguns relatam motivo financeiro e outros que operaram há alguns anos. Muitos pacientes meus se sente bem para grande parte das atividades do dia a dia, mas outros relatam que se sentem melhor, quando usam óculos de perto para uma leitura exaustiva.
      Atenciosamente,


  • Luiz Roberto stopa
    9 de abril de 2020Responder

    Gostei muito, eu uso óculos multificois, e gostaria muito de não usar óculos


    • Preti Eye Institute
      20 de junho de 2020Responder

      Olá Luiz,
      Neste caso a indicação das lentes é para quem tenha catarata. Caso ainda não tenha, existe a possibilidade da cirurgia de correção do grau com o uso do laser. Você está com catarata?
      Atenciosamente,


  • Prof. Dr. Rony C. Preti
    21 de junho de 2020Responder

    Olá Ana, tudo bem?
    Sim Ana, pacientes com determinadas doenças na retina como:
    - buraco de mácula;
    - membrana epirretiniana; e
    - doenças na córnea como ceratocone.
    Existem outras doenças que restringem o uso da lente. Mas em resumo, o olho tem que ser o mais normal possível para o implante da lente. Por isto, o exame oftalmológico detalhado é muito importante. Obrigado pelo contato e acesse os links para saber mais sobre as doenças mecionadas.
    Atenciosamente,


  • Gonçalino Fonseca
    12 de agosto de 2020Responder

    Bom dia!!! Não tenho catarata, mas já estou com 62 anos (hipermetropia alta + presbiopia e astigmatismo)!!! Então, desde os 45 anos uso óculos multifocais, dos quais gostaria de me livrar!!! Já fiz exames que revelaram boas condições clínicas de meu aparelho visual!!! Pergunta: seria contraindicada a cirurgia de implante de lente multifocal, pois na minha idade e graus elevados, penso que cirurgia corretiva com laser não tem indicação!!! Ou só que tem cataratas é candidato à cirurgia?! Obrigado


    • Preti Eye Institute
      19 de agosto de 2020Responder

      Olá Gonçalino,
      Caso como o seu, com este grau mencionado, são os mais indicados para lente intraocular multifocal tórica (para corrigir o astigmatismo). Contudo, é prudente esperar o aparecimento da catarata, pois toda cirurgia tem os seu risco.

      Atenciosamente,


      • Joao
        14 de maio de 2021Responder

        Boa tarde, faz hoje 5 dias que fui operado olho esquerdo para colocar lente multifocal, ainda vejo mal desfocado e normal?


        • Dr. Rony
          3 de setembro de 2021Responder

          Olá João, tudo bem?
          Cinco dias de cirurgia é muito pouco para se ter uma idéia de como vai ficar a visão, pois a córnea ainda está cicatrizando. Espero que hoje a sua visão já tenha melhorado e suprido as suas expectativas.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti


    • Gerson
      28 de janeiro de 2021Responder

      B nte! Fui diagnosticado com catarata precoce (53) e o medico recomendou a mono e nao multifocal. Seria o motivo de com o passar do tempo alterar o grau devido a idade? Me parece vantagem usar multifical e fiquei em dúvida?
      Obgdo!


      • Preti Eye Institute
        5 de fevereiro de 2021Responder

        Olá Gerson, obrigado pelo contato!
        A indicação de lente multifocal é muito específica e envolve diversos aspectos. Sua idade não teria contra-indicação para o uso dela. Seria necessário conversar com seu médico sobre os motivos de não ser indicado para o seu caso.
        Atenciosamente,
        Prof. Dr. Rony C. Preti


      • Preti Eye Institute
        5 de fevereiro de 2021Responder

        Acredito que já respondi seu questionamento...


  • Ana Alzira
    25 de janeiro de 2021Responder

    Vou fazer cirurgia de catarata e queria escolher as lentes trifocais mas como sou bioquímica e trabalho com microscópio o oftalmo falou que não sabe se vou conseguir focalizar as lâminas .
    Algum estudo sobre isso?


    • Preti Eye Institute
      5 de fevereiro de 2021Responder

      Olá Ana, tudo bem?
      Infelizmente, não temos estudo sobre isto, mas pessoalmente não vejo o motivo de voçê não conseguir focalizar as lâminas.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti


  • Marlene
    7 de setembro de 2021Responder

    Boa tarde Dr!
    Fiz cirurgia de catarata em um olho, quanto tempo posso ficar sem fazer o outro? Obrigada.


    • Dr. Rony
      17 de setembro de 2021Responder

      Olá Marlene, tudo bem?
      Antigamente, o usual era se esperar por 1 mês para se indicar a cirurgia de catarata no outro olho. Contudo, atualmente, pelo avanço tecnológico da cirurgia, a indicação do segundo olho está sendo feita mais precocemente. O ideal é esperar pelo menos 1 semana, pois este é o tempo para se avaliar se o paciente vai desenvolver infecção, que é a complicação mais grave da cirurgia, apesar de rara.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti


      • Vonia Guinaraes
        28 de abril de 2022Responder

        Bom dia, preciso fazer cirurgia de catarata e o médico recomendou a lente bifocal. Nunca usei óculos bifocais, isso não implicaria em usar a lente intraocular? Não sei se me adaptaria.


  • Edson v Souza
    6 de fevereiro de 2022Responder

    Fiz uma cirurgia de catarata no olho esquerdo em setembro de 2021 de perto enxergo bem e de longe fica embaçado algem pode me informar o que pode ser isso geralmente alguns que fazem essa cirurgia enxerga bem de longe e mais ruim de perto


    • Nilton
      8 de fevereiro de 2022Responder

      Eu fiz tb do olho esquerdo com lente de "perto"... preciso fazer do olho direito com lente de "longe". Isto foi o que o médico me propôs.


  • Sueli Camargo
    15 de fevereiro de 2022Responder

    Boa noite , preciso fazer a cirurgia de catarata , o
    Médico recomendou a multifocal , mas estou com receio devido a halos , com as mais modernas isso pide acontecer ?


  • Mirian
    21 de fevereiro de 2022Responder

    Fiz cirurgia de catarata, tenho 62 anos. Sinto que algo tá me atrapalhando ler, como se tivesse precisando de óculos. Aí, fiz o teste: Com o olho direito Leio bembem. Quando tampo o olho direito o ler com o esquerdo, não consigo, desfocado. Quando vou ler com os dois, começo bem e depois fica desfocado. Parece que um olho tá atrapalhando o outro. Segundo o médico, foi colocado e paguei, pela lente multifocal. Parece q tem lente diferente nos olhos. Parece que não são iguais. Pode acontecer? (Colocar lente diferente) Só que tô ficando nervosa quando vou ler. Gostaria de esclarecimento. Grata,


  • Maria Aparecida de Jesus
    31 de agosto de 2022Responder

    Boa noite doutor. Meu irmão fez cirurgia de catarata hoje e ia colocar a lente multifocal, porém, no decorrer da cirurgia, o médico disse que não poderia colocar a lente, teria que usar a monufocal, mas não deu explicação


  • Maria Regina Seffair
    14 de novembro de 2022Responder

    Fiz cirurgia de catarata e meu médico colocou a lente apenas para longe. Uso óculos para leitura. O grau de perto ficou 2,5, gostaria de saber se esse grau pode aumentar pois sinto alguma dificuldade para ler.


  • CLAUDIONOR LUIZ DO NASCIMENTO
    16 de novembro de 2022Responder

    Fiz cirurgia de catarata faz 60 dias coloquei lente monofocal. Antes da cirurgia eu ja via umas mosquinhas voando, nos ultimos 20 dias estas mosquinhas se juntaram e esta formando uma mancha meio escurecida, tipo uma gota de agua, que se movimenta, conforme alterno a visão e sempre para bem onde eu fixo a visão, seja para ler no computador ou para outras tarefas. o que será isso , é alguma coisa relacionado a cirurgia de catarata? ou é um problema novo? vou procurar o medico que fez a cirurgia, mas pode me adiantar o que seria isso? ficarei grato pela resposta


    • Dr. Rony
      29 de agosto de 2023Responder

      Olá Claudionor, tudo bem?
      As "mosquinhas", moscas volantes, que você menciona são frequentemente chamadas de "floaters" ou "corpos flutuantes" e podem estar relacionadas a alterações no vítreo, uma substância gelatinosa que preenche a maior parte do olho. Após uma cirurgia de catarata, algumas pessoas podem notar uma mudança na percepção desses corpos flutuantes.
      A formação de uma mancha escura que você descreve, que parece se mover conforme você alterna a visão, pode estar relacionada a um descolamento do vítreo posterior, ou em casos mais raros, a um descolamento de retina, que é uma situação mais urgente.
      É essencial procurar o médico oftalmologista que realizou sua cirurgia para uma avaliação completa. Caso você esteja em busca de uma segunda opinião ou avaliação adicional, nossa clínica é especializada em cirurgias oculares e teremos prazer em ajudar.
      Prof. Dr. Rony C. Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti


  • Priscila
    12 de maio de 2023Responder

    Ola, tenho catarata em apenas um olho e já tenho necessidade de uso de óculos para perto e longe nos 2. O que seria mais adequado para cirurgia em apenas um dos olhos, lente monu ou multifocal?


    • Dr. Rony
      28 de agosto de 2023Responder

      Olá Priscila, tudo bem?
      Olá! Entendo a sua preocupação sobre a escolha entre lente monofocal e multifocal para cirurgia de catarata e é uma pergunta muito comum entre os pacientes que possuem catarata e já necessitam de óculos para perto e longe.

      Diferença entre lentes monofocais e multifocais:
      Lente Monofocal: É uma lente que oferece visão nítida para uma única distância, seja para perto ou para longe. Se você optar por uma lente monofocal, pode ser necessário o uso de óculos para compensar a distância que a lente não cobre.
      Lente Multifocal: Esta lente é projetada para proporcionar visão nítida em várias distâncias, reduzindo ou, em alguns casos, eliminando a necessidade de óculos.

      Para o seu caso específico:
      Se você optar pela lente monofocal, possivelmente continuará precisando de óculos para perto ou longe, dependendo da potência da lente escolhida. Por outro lado, a lente multifocal pode proporcionar uma visão mais completa, tanto para perto quanto para longe, reduzindo a dependência dos óculos.
      No entanto, é essencial discutir com seu oftalmologista, pois ele poderá avaliar a saúde dos seus olhos, as suas necessidades visuais e as suas expectativas após a cirurgia. Esta decisão depende muito do seu estilo de vida, das suas atividades diárias e das suas preferências pessoais.
      Att.
      Prof. Dr. Rony C. Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti


  • Juliana
    8 de junho de 2023Responder

    Olá lendo os comentários
    Meu marido fez a cirurgia de catarata com a lente já engatilhada,foi feita uma nova cirurgia pra colocar os suportes que ele não tinha pra colocar a lente .Resumo,colocou enfim a lente ,depois de uma semana não enxerga nada .A dúvida é ,é normal ,demora depois da cirurgia não enxerga?


    • Dr. Rony
      28 de agosto de 2023Responder

      Olá Juliana, tudo bem?
      Agradeço por compartilhar a sua preocupação aqui conosco. Antes de responder a sua pergunta, precisamos explicar alguns pontos. A cirurgia de catarata é um procedimento comum e amplamente realizado para restaurar a visão em pacientes que possuem opacificação do cristalino, conhecido como catarata. É como que se o vidro do carro ficasse embaçado.
      Seu marido passou por um procedimento especial: a cirurgia com a lente já implantada seguida de uma intervenção para adicionar suportes para a lente. Vamos esclarecer alguns pontos:
      Pós-operatório da cirurgia de catarata: É comum após qualquer cirurgia de catarata que o paciente sinta alguma alteração visual nas primeiras horas ou dias. Isso pode incluir visão embaçada, sensação de “névoa” ou desconforto leve.
      Complicações: Embora raras, complicações podem ocorrer após a cirurgia de catarata. Se depois de uma semana seu marido não enxerga nada, é essencial que ele retorne ao oftalmologista para uma avaliação detalhada.
      Tempo de Recuperação: Cada paciente tem um tempo único de recuperação. No entanto, não enxergar nada uma semana após a cirurgia não é o padrão normal do pós-operatório. Recomendo uma consulta urgente com o oftalmologista. Espero ter ajudado
      Att.
      Prof. Dr. Rony C. Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti


  • Carlos
    14 de setembro de 2023Responder

    Prof. Dr. Rony Fiz cirurgia de catarata olho esquerdo 12/set/2023, Foi colocado lente Hoya Esférica monofocal mod.: 151 , Power: +22.50D, SN: TFMZOUJ5. Esta lente sendo para perto deveria corrigir meus 3,5º que tinha para perto. Porque não corrigiu? Se eu fizer a do olho direito o que me aconselha? Multifocal? Agradeço , o Dr. não imagina o quanto é importante para a população em manter este site.


    • Dr. Rony
      15 de setembro de 2023Responder

      Olá Carlos! Fico muito contente em saber que nosso site tem sido de grande ajuda para você. Vamos abordar suas dúvidas em relação à sua recente cirurgia de catarata e à escolha da lente intraocular.
      Entendendo a Correção da Visão após a Cirurgia de Catarata
      A lente intraocular que foi implantada em seu olho esquerdo, a Hoya Esférica monofocal modelo 151, foi projetada para corrigir a visão para uma determinada distância focal. Essa lente, sendo monofocal, provavelmente foi calculada para proporcionar uma boa visão a uma certa distância, que pode ser para perto ou para longe, mas de uma maneira geral, calculamos para visão de longe.
      No seu caso, parece que o objetivo era corrigir sua visão para perto, mas você mencionou que isso não ocorreu como esperado. A insatisfação com o resultado pode ocorrer devido a várias razões, tais como:
      Erros no cálculo da lente: A seleção da potência da lente intraocular é um processo muito delicado que envolve uma série de medições precisas do seu olho. Às vezes, mesmo com os melhores cuidados, a lente selecionada não proporciona a correção desejada.
      Astigmatismo residual: Se você tem algum grau de astigmatismo que não foi corrigido durante a cirurgia, isso pode afetar sua visão para perto e para longe.
      Escolhendo a Lente Certa para o Olho Direito
      Em relação ao seu olho direito, você mencionou a possibilidade de optar por uma lente multifocal. As lentes multifocais têm a vantagem de oferecer boa visão tanto para perto quanto para longe, reduzindo a necessidade de óculos. No entanto, elas podem apresentar alguns efeitos colaterais, incluindo halos e glare (reflexos) em certas condições de iluminação.
      Recomendaria que você:
      Discuta em detalhes com seu cirurgião: Seu cirurgião poderá revisar os resultados da sua primeira cirurgia e ajudar a guiar sua escolha para a próxima lente, baseando-se na sua experiência e nas suas necessidades visuais específicas.
      Considere um teste com lentes de contato temporárias: Em alguns casos, os médicos podem sugerir o uso de lentes de contato temporárias no outro olho para ajudar a determinar a melhor potência da lente intraocular.
      O mais importante é expressar suas preocupações e expectativas ao seu médico para que juntos possam encontrar a melhor solução para você. Lembre-se sempre de que sua satisfação e conforto são prioritários.
      Espero que você tenha uma pronta recuperação e obtenha os resultados desejados em sua próxima cirurgia. Se houver mais perguntas ou inquietações, fique à vontade para perguntar.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti
      Palavras-chave: Cirurgia de catarata, lente intraocular, Hoya Esférica monofocal, lente multifocal, correção da visão, astigmatismo residual, escolha de lente para cirurgia de catarata, potência da lente intraocular, visão para perto, visão para longe, efeitos colaterais de lentes multifocais, consultoria com cirurgião de catarata.


Deixe um comentário