Cuidar do estilo de vida é fundamental para a saúde dos olhos, afinal, como em todo o corpo, os olhos também sofrem com doenças causadas pelo estresse.

Não é de hoje que a classe médica alerta para os cuidados com o estilo de vida como complemento aos cuidados em relação à saúde. Alimentar-se bem e fazer exercícios é superimportante. Mas, não se pode esquecer de evitar a sobre carga emocional, afinal ela é a grande vilã das doenças causadas pelo estresse. O que muita gente não sabe é que os olhos também sofrem com esse descontrole emocional e entre as doenças causadas pelo estresse aos olhos humanos está a Corioretinopatia Central Serosa ou Central Serosa, enfermidade que atinge a região central da retina, que é responsável pela recepção de luz e pela formação de imagens em alta definição.

Como doenças causadas pelo estresse atingem os olhos?

Conhecido como hormônio do estresse, o cortisol é responsável, entre outras coisas, pela ativação do corpo para dar respostas rápidas em situação de emergência, dessa forma, quando liberado, a pressão arterial sobe e o nível de glicose aumenta, dando energia aos músculos. Passada a situação de perigo, todo o corpo volta à sua normalidade. O que prejudica o corpo e os olhos é a sensação constante de alerta, fazendo com que o organismo libere cortisol em níveis altíssimos, descontrolando todas as outras funções do corpo. É nesse momento que as doenças causadas pelo estresse surgem, afetando, inclusive, nossos olhos e desencadeando a Central Serosa.

Esse excesso de cortisol, ingrediente comum às doenças causadas pelo estresse, faz com que os vasos sanguíneos, presentes em toda a coroide, aumentem de tamanho, o que provoca vazamento de líquidos, formando bolhas, chegando, em casos extremos, a provocar o deslocamento da retina, exatamente onde se encontra a mácula, ou seja, na região central.

A doença do Jovem Executivo – Uma das doenças causadas pelo estresse!

Entre as doenças causadas pelo estresse aos olhos, a Central Serosa merece destaque. Conhecida como a doença do “jovem executivo”, é prevalente em homens com idade entre 25 e 50 anos. Alguns dos sintomas da doença são: visão embaçada, distorcida, manchas acinzentadas no centro da visão, dificuldade em ver cores, entre outras. É importante ressaltar que muitas vezes a doença não apresenta sintomas e quando o paciente chega ao consultório, já está com o quadro agravado. Muitas vezes, também, a pessoa sequer percebe o descontrole emocional pelo qual está passando, o que aumenta o perigo das doenças causadas pelo estresse, alerta [COLOCAR FOTO EXEMPLO]

Como identificar e tratar a CENTRAL SEROSA

Quando o paciente chega ao consultório com a Central Serosa, uma das doenças causadas pelo estresse à visão, alguns exames, como o Mapeamento de Retina, a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), Retinografia, Angiografia de Retina, com contraste, fluoresceína sódica, podem ser pedidos pelo médico. “É por meio desses exames que será possível identificar os pontos em que os vazamentos estão acontecendo”, avisa o especialista em retina, Dr. Rony Carlos Preti.

Uma vez definido o diagnóstico, é hora de tratar. Existem diversas opções de tratamento, indo desde manter o paciente apenas em observação, sem a utilização de medicamentos ou intervenções, inicialmente, passando por utilização de medicamentos, indo até a aplicação de laser (terapia fotodinâmica), visando impermeabilizar os vasos, novamente. Em alguns casos, a Injeção Intraocular de Angiogênicos também apresenta bons resultados, mesmo para aqueles que já tentaram o laser e não tiveram sucesso. O tratamento dependerá do grau em que está a doença. “Normalmente, com o tratamento adequado ou até naturalmente, após alguns meses, a visão tende a voltar ao normal. No entanto, existem casos em que há a perda total ou parcial da visão. Por isso, nos primeiros sintomas é fundamental procurar um médico oftalmologista”, alerta.

Controle-se e mantenha-se longe de doenças causadas pelo estresse

Tratamento realizado com sucesso! Agora é hora de o paciente cuidar da qualidade de vida, evitando situações de estresse fortes, procurando se fortalecer emocionalmente, se for o caso, buscando ajuda de um psicólogo, que poderá ajudar o paciente a encontrar estratégias para a gestão das emoções. Afinal, as doenças causadas pelo estresse são físicas, mas têm fundo emocional. “Mesmo com todos os cuidados tomados, é preciso realizar acompanhamento contínuo com o seu médico oftalmologista e/ou especialista em retina”, finaliza Preti


5 Comentários em "Você sabia que a central serosa é uma doença que atinge a visão e é causada pelo estresse?"
  • Walmerson
    6 de fevereiro de 2022Responder

    Sim passo por isso estou me acalmando


  • Eliana Maria Piovesan Bortolini
    11 de março de 2022Responder

    Nunca imaginei que isso pudesse acontecer... Estou em tratamento e já passei por Descolamento e Redescolamento da retina em um mês, fui submetidoa a três cirurgias emergenciais incluindo uma de catarata devido ter adiantado o aumento em virtude da primeira cirurgia...


    • Edson farias
      7 de junho de 2022Responder

      Como vc esta hoje ?
      Estou com esses sintomas,
      Hoje acordei com a visão do lado esquerdo bem embassada.


  • Luiz Cláudio pereira
    19 de maio de 2022Responder

    Ja estou c essa doença há mais de 3 anos , fiz exames e o medico me passou o compromido ALDACTONE , mas não vi melhoras ...... o q eu devo fazer ???


  • Adriana
    3 de setembro de 2022Responder

    Meu esposo foi diagnosticado com isso. O médico recomendou tratamento psra o sono, estresse e uso de espironolactona por 30 dias e retornar à ele. Ele costuma fazer pedal subindo montanhas o wue afora mas gera esforço. Pode continuar?


Deixe um comentário